segunda-feira, setembro 20, 2010

O paradoxo da liberdade

Estaremos nós preparados para viver a solidão?

Está muito na moda sermos independentes e livres; os laços afectivos dão trabalho, portanto, o que é giro é ter uma relação aberta, sem nome, sem estatuto, sem obrigações...

Conheço algumas pessoas que se enganam desta maneira, inclusive, dizem que “o que está a dar” é ter romances com pessoas comprometidas, “assim não chateiam” dizem elas...

Estes seres ludibriam-se com estas formas de pensamento que só denota insegurança, medo, um terrível medo de se envolverem e de virem a sofrer.

Serão traumas de infância? Pode ser, mas há quem tenha tido vidas difíceis e consiga superar. Não, é claramente uma opção de vida.

A (tão desejada e incompreendida) liberdade sempre foi, e sempre será, irmã da solidão. A primeira vez que me apercebei disto fiquei em choque, porque é tão verdadeiro este aforismo. Estaremos nós preparados para viver a solidão?

Ora bem, solidão... Um facto é verdade, só sente solidão quem ainda não fez o seu trabalho interno de crescimento, porque quem já o fez não sente tal peso.

Quem já o fez sente-se bem sozinho ou acompanhado. Sente-se preenchido estando só ou não. Todos um dia chegaremos aqui a este estágio, sem dúvida.

Mas a grande maioria de nós está longe de estar neste patamar. A grande maioria de nós ainda precisa do outro para se sentir completo – outra mentira que nós inventámos, porque nós, em termos espirituais, não precisamos de ninguém.

Podemos estar acompanhados e estarmos bem, mas precisar, depender, ter apegos, não faz parte da alma de um ser superior. Isto não quer dizer isolamento, nem pensar! Nós somos “bichos sociais” e devemos ser. Só assim aprendemos. Só com as experiências quotidianas evoluímos, desengane-se quem ache o contrário!

Não será necessário parar para pensar acerca do que queremos? É claro que queremos ser felizes, é óbvio! Então, porque não somos? Muitos é porque as circunstâncias não são favoráveis, as pessoas certas não aparecem, outros é porque dá trabalho um divórcio - para além de perderem status, perdem os bens, etc. -, mas outros não são porque não querem laços, compromissos, acham que são amarras, mas há lá coisa melhor que nos sentirmos próximos da pessoa que gostamos/admiramos?!

É tão bom namorar, dar mimos, receber mimos, partilhar… acordar ao lado da pessoa que nos faz brilhar os olhos? Será que as “one-night stand” trazem esta alegria e plenitude?

Estragamos tudo com pensamentos do género “e se isto acaba?”; “ele/a vai partir-me o coração!”, “Será que estou à altura dela/e?” QUE ESTUPIDEZ! Que falta de auto-estima!

Quando acabar o relacionamento, acabou! Tudo acaba! Tudo nasce, cresce e morre! Bom, a maneira como morre convém que seja com dignidade, mas senão for ficamos de bem com a nossa consciência!

Há que viver tudo, seja em que área for, com intensidade, senão a vida é uma seca! Nós temos que pensar que um dia destes a vida acaba. A qualquer momento isso pode acontecer, então vamos lá VIVER e não jibóiar!

Arrastamo-nos pela vida sem entusiasmo, sem sal! Somos velhos precocemente… Mas, se pensarmos e se conversarmos com gente mais velha, o que ouvimos é um lamentar profundo por não terem vivido mais, por não terem aproveitado as oportunidades e desafios que a vida lhes propões… mas aí, já é tarde… Será que é assim que nos vamos querer sentir daqui a 20/30/40 anos?

Vera Xavier

17 comentários:

May disse...

Experimentar a dor da separação de alguém com quem ansiávamos ficar é muito duro.
Pior ainda é nunca sentirmos tal amor...que nos leva depois a ficar assim, sem sentir essa indiferença que senti a ler o texto.
Sinceramente sinto-me confusa com isto dos sentimentos...
Se calhar quem tem razão é um amigo meu, que diz, se calhar com muita razão..."a vida só é dura para quem é mole"! :))

Whisper disse...

Eu concordo com o teu amigo, a vida só é mesmo dura para quem é mole.. Mas hás-de perguntar ao teu amigo então, como é que se deixa de ser mole lol. Isso eu gostaria de saber.

Há quem diga que mais vale amar e perder do que nunca ter amado... Eu honestamente ainda não me decidi se concordo ou não com essa afirmação. Mas a verdade é que enquanto é bom, é realmente muito bom, quando é mau, é horrivelmente mau...

Eu acho que o pior de nos separamos de alguém é não concretizarmos todos os planos, isso e as memorias!

May disse...

Exactamente! mas é mesmo aí que quero chegar.
ele consegue ser mole sendo descomprometido, ou por outras palavras, não amando.
Mas, se virmos bem, damos o tal chamado "salto de fé" para quê?
para um dia não reconhecermos a pessoa que esteve connosco nas suas atitudes e palavras?
Para sofrermos?
Eu tive a sorte de amar muito, mas isso também me trouxe muita tristeza! e sinceramente agora não sei quando vou ser "mole" outra vez! :D

Whisper disse...

Olha honestamente nem sei o que responder. Eu sempre fui a eterna romântica até à uns meses atrás. Neste momento relacionamentos sérios,com sentimentos profundos e com total entrega é equivalente a algo mau e assustador.
Pela primeira vez estou a tentar isso de ser mole sem amar, é um pouco território novo, mas se 80pc da população consegue e corre bem, suponho que não pode ser uma má experiência n é?

Suponho que quando aparecer a pessoa certa reaparece o mole verdadeiro e fogem os medos...

May disse...

Só agora é que reparei no meu post. Por falar em vida dura :D vi um filme muito bom hoje. O cheiro do ralo. Vale a pena!

Whisper disse...

Hei-de o ver então!

May disse...

Faço das minhas tuas palavras!
Sem tirar nem pôr.
A vida é dura! Temos de ser duras com ela ;)

Whisper disse...

Exactamente! Temos que ser duros quando tem que ser e moles quando tem que ser. Tudo saudavelmente doseados..

May disse...

Mas já agora. e por falar em filmes e amor..não há par mais lindo que tenha visto nos últimos tempo como o do filme que vi ontem (isto sim, é sorte, dois bons filmes em dois dias :))) O away we go. muito boa banda sonora, elenco e o guião ...
já agora fica esta partilha...:D

May disse...

Sim! (para ler antes da mensagem anterior) :)

Whisper disse...

Já fui ao imdb ver do que se tratava o filme lol hei-de o por na lista para sacar também!
Eu sou um pouco(muito) viciada em filmes portanto agradeço a partilha =)

May disse...

Sim, saca, e olha que eu só aconselho filmes bons!:D

Whisper disse...

Então fazemos assim: eu já o tenho a sacar, assim que o vir dou-te a minha opinião, se esta for positiva tens todo o à vontade para me aconselhar mais! =)

May disse...

Estás a sacar o primeiro ou o segundo que te disse?

Whisper disse...

Neste momento estou só a sacar o away we go

May disse...

:) ok, então depois dá-me a tua opinião. Espero que gostes.

Whisper disse...

Amanha ou depois o mais tardar, fica prometido =)